domingo, 20 de dezembro de 2009

Blogagem Contador de Histórias- " CONTOS NATALINOS"



Durante este mês de dezembro já contei e li  tantas Histórias de Natal e ,para participar desta Blogagem de Contos Natalinos da Kriativa Blog ,  escolhi uma linda história que fala de tudo que representa o Natal. Não importa  qual seja a nossa condição,  pois este Sonho sempre existirá  em cada um de nós.

"UM NATAL DE SONHOS"

Com a proximidade das festas de final de ano, mal posso conter minha ansiedade, pois para mim, além da oportunidade de reflexão e confraternização, estas datas possuem um significado muito especial.
Reportando-me à minha infância, recordo os dias tão felizes que antecediam o Natal. Pela animação de minha mãe, que contagiava a todos com sua alegria em cuidar dos preparativos,
já esperávamos por uma grande festa, onde o prazer maior era a reunião de todos os familiares.
Minha mãe, apesar das dificuldades financeiras, ajeitava a nossa casa com seus melhores panos, cortinas novas e toalhinhas alusivas ao Natal, pintava as peças principais da casa e ia comprando os presentes que seriam distribuídos na ocasião.
Quando a caixa de enfeites de Natal era retirada do sótão, minha euforia aumentava, pois sabia que a data tão especial aproximava-se.
Nos dias que antecediam o Natal, minha mãe saía, à noitinha para percorrer a avenida onde ficavam expostos os galhos de pinheiro e escolher o que ela julgasse o mais bonito. Após levá-lo para casa e colocá-lo numa lata com pedras e água, mamãe iniciava a ornamentação da árvore.
Bolas de vidro coloridas e brilhantes, soldadinhos de madeira, cavalinhos, anjos, cegonhas ricamente decorados, completavam aquele cenário de sonho e magia, que preenchia os olhos de minha meninice, encantada com a delicadeza de minha mãe, ao colocar os enfeites no pinheiro, num verdadeiro ritual de encantamento.




O toque final, ficava por conta da colocação da * barba de pau, os festões prateados e as velinhas coloridas, colocadas num mini-castiçal e dispostas nas pontas dos galhos do pinheiro. Estas, para mim, eram o astro principal da decoração e eu aguardava o momento em que minha mãe apagava as luzes da casa e acendia as velinhas. Havia ainda o presépio, o qual era montado com a participação de todos, pois recolhíamos areia e galhos para reproduzir o cenário no nascimento do Menino Jesus. Posso sentir até hoje aquele aroma do galho verde do pinheiro, misturado ao cheiro da barba de pau e das velinhas queimando. Ficava ali por muito tempo, fitando aquelas luzes, imagens refletidas nos enfeites de vidro, sonhando com a tão esperada noite, em que colocaríamos nossa melhor roupa, iríamos à igreja, assistir à missa do galo e retornaríamos para casa, onde degustaríamos a ceia preparada com tanto amor, por minha mãe. Ao soar dos sinos, à meia-noite, nos abraçávamos comovidos, pelas lembranças dos tempos difíceis, mas também pelas alegrias, sempre tão presentes naquela humilde família. Em seguida abríamos os presentes, momentos embalados pelas melodias natalinas e pelos risos de contentamento.
Minha mãe ao partir, além da herança afetiva de amor e respeito à vida, para mim a principal herança, deixou-me este legado;
o amor às festas, às comemorações e às reuniões familiares. Foi uma singela e valiosa herança, pois consegui manter estas tradições no seio de minha própria família. Hoje são os olhinhos de Brisa que brilham, ao perceber a aproximação do Natal e admirar os enfeites nas caixas, aguardando a chegada do galho de pinheiro alemão que busco todos os anos no mesmo local, tal qual minha mãe o fazia.
Espero que este brilho de felicidade e esperança que vejo nos olhos de Brisa, permaneça por muitas gerações encantando olhares, onde brilham os sonhos, a alegria em comemorar o nascimento de Cristo, o conforto do abraço emocionado nos familiares, a felicidade e a esperança de dias de muita paz e amor. Feliz Natal a todos.


Helena Grecco
Publicado no Recanto das Letras em 16/11/2009
Código do texto: T1926922



*  *  *  *  *  *  *  *  *  *




9 comentários:

  1. OI AMIGA QUERIDA, VIM DESEJAR UMA LINDA SEMANA E TE OFERECER MEU SELINHO DE NATAL(CASO AINDA NÃO TENHO PEGO), E MEU SELINHO DE 11 MIL VISITAS DE MEU BLOGUXO.AGUARDO SUA ILUSTRE VISITA.....

    ADORO-TE AMIGA!

    BJKS NATALINAS!

    ResponderExcluir
  2. Lindo conto e conheço a Helena lá do Recanto das Letras. beijos às duas, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Que lindo conto minha amiga!Passando aqui para lhe desejar um Feliz Natal e um Prospéro Ano Novo!
    Beijinhos a vc

    ResponderExcluir
  4. oie!!!
    Mas que lindo.
    Eu realmente lembro dos meus tempos de infancia.
    Adorei ler esse post.
    E ofereço um selinho para você que estar la no blog.Espero que goste.
    E tudo de bom para o seu Natal.
    beijinhos da Carol=)

    ResponderExcluir
  5. Oi amada, vim agradecer a visita, e o comrecaidnho. Linda sua história tbm, cheia da magia natalina. Minha mãe não gosta muito de natal, ele acha uma data linda, mas que a maioria das pessoas são falças. mesmo assim não vejo motivo para ela não gostar de fazer os preparativos. O dia que tiver minha família ensinarei o verdadeiro valor do natal, trazendo a magia e o amor que Cristo nos ensinou. Desejo um natal lindo para vc e sua familia. Bjus de paz, luz e amor.

    ResponderExcluir
  6. Que nos anos vindouros possamos ter mais Paz em nossos corações!
    Que a humanidade possa compreender a não existência de continentes, países, etnias, culturas e religiões... Somos todos Irmãos e seres humanos! Apenas isso...

    Um Feliz Natal e um ano maravilhoso a vc e a todos esses incríveis blogueiros que, junto conosco, nos ajudam a melhorar o mundo de alguma forma!



    "What Do You Say?(What Do You Say)
    Will The Human Race Be Run In A Day? (In A Day)
    Or Will Someone Save This Planet We're Playing On?
    Is It The Only One? (What Are We Going To Do?) "

    Pipes Of Peace


    Bjs e abraços, KG

    ResponderExcluir
  7. Oi flor, vim conferir seu conto adorei a escolha do texto muito lindo mesmo...sabe que as comemorações são motivo de alegria e contentamento mesmo e que ficam na lembrança das crianças...bjkssss e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  8. Irene quando venho ao seu espaço, já sei que vou encontrar coisas novas, e com muuuuuito conteúdo. Pretendo e prometo voltar aqui para ler, pois só de sentir mais ou menos, vi que está mto bom, mas quero sentir tudo com tempo.
    Hoje vim aqui mais para lhe desejar uma noite de natal maravilhosa com sua família, e que o ano de 2010, seja o começo de novos sonhos, novas idéias, e que ele venha com muita saúde, amor, paz, sabedoria, harmonia!
    Obrigada por tudo!
    Beijocas.
    Waleria Lima.

    ResponderExcluir
  9. O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo, ou naquilo que você acreditar dentro de seu coração.

    Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.
    São estes os meus mais sinceros desejos.

    Bj

    ResponderExcluir